Videoartroscopia de Ombro

20150310_150019

 

A artroscopia é uma técnica cirúrgica que usa pequenas incisões e permite que com o uso de uma ótica, câmera digital e pinças cirúrgicas sejam diagnosticadas e tratadas as lesões intra e extra-articulares do ombro. A artroscopia do ombro trouxe algumas vantagens no tratamento dessas lesões como: liberação para mobilidade precoce, curto período de internação, estética (pelo tamanho das incisões), menor dano das estruturas anatômicas adjacentes.

INDICAÇÕES

Praticamente todas doenças do ombro podem ser tratadas pela artroscopia. Hoje é frequente a artroscopia para tratamento da síndrome do impacto (tendinite, bursite), rotura do manguito rotador, tendinite calcária, luxacão recidivante, SLAP lesion e capsulite adesiva, até mesmo alguns tipos de fratura.

Síndrome do Impacto que ocorre pela formação de um esporão acromial e pelo Impacto contra o tendão que está situado abaixo dessa estrutura, provocando dor e muitas vezes lesão do manguito rotador.

Lesão do Manguito rotador pode ser provocada por uma queda ou pela ocorrência do impacto subacromial.

Artrose de ombro onde ocorre lesão e desgaste da cartilagem, muitas vezes ocasionada por uma lesão do manguito rotador não tratada, uma fratura cominutiva de ombro (em várias partes), ou artrose primária.

Luxação do ombro (deslocamento do ombro) que ocorre pela ocorrência de um trauma com lesão do lábio da glenóide, causando dor e deslocamento de repetição.

Lesão tipo SLAP é quando ocorre a desinserção do cabo longo do bíceps da glenóide, causando dor.

 

FJG_7459 FJG_7596

RESULTADOS DA CIRURGIA

São muito bons, porém para a obtenção do melhor resultado, é importante a participação do paciente, fazendo as consultas e as orientações dadas em cada consulta, realizar a fisioterapia pós-operatória com o fisioterapeuta e os exercícios orientados pelo mesmo. A melhora é gradativa, contínua, e o resultado final pode levar alguns meses.